Apresentação

Conheça a Casa Blanca

Diferente das demais clínicas de reabilitação, a Clínica Casa Blanca apresenta-se no conceito de Centro de Cuidado e Atenção à Saúde Mental e Desenvolvimento Humano.

 

Atuamos de forma humanitária, adotando modernas tecnologias científicas médicas e terapêuticas destinadas ao acolhimento e tratamento de portadores de transtornos mentais, emocionais e dependência química.

 

Nosso tratamento é desenvolvido por meio de um Programa de Acolhimento, Atenção e Cuidado (internação com começo, meio e fim), voltado à conscientização dos possíveis transtornos mentais, da dependência de álcool e outras drogas, bem como ao crescimento individual e social dos nossos pacientes. Atuamos no tratamento de homens e mulheres com idade entre 18 e 64 anos, sendo eles os principais responsáveis pelo seu processo de recuperação e construção de um novo estilo de vida, levando em consideração suas potencialidades e a força presente na coletividade.

 

O papel de nossa equipe multidisciplinar, composta por médicos clínicos, médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, com mais de 25 anos de experiência na área da saúde mental, tem como fundamento estratégico propor uma abordagem individualizada.

 

Visamos encorajar o paciente a desenvolver mudanças significativas em seu quadro, possibilitando que possa voltar e ressignificar sua realidade com mais saúde, organização emocional e, principalmente, em paz consigo mesmo e com os seus.

 

Nossos esforços não se convertem em traçar uma cruzada salvadora ou antidrogas, mas sim em contribuir para a construção de um novo e fascinante projeto de vida.

 

A Clínica Casa Blanca é projetada para promover uma cultura de mudança. Seus espaços externos e internos, móveis e decoração são cuidadosamente pensados para promover a agregação, um senso de ordem e organização, segurança e bem-estar.

 

Há em nosso ambiente uma ecologia social e psicológica, sem marcas características de uma instituição, clínica ou hospital, mas sim marcas de um lar. Há uma grande variedade de atividades de cuidados educacionais, vocacionais e comunitários em andamento.

 

De uma perspectiva antropológica, o ambiente social da Clínica Casa Blanca lembra mais um lar familiar bem ativo do que um ambiente institucional ou de assistência. Ao contrário do mito de que os centros de atenção voltados a essa proposta de trabalho têm caráter anti-intelectualista e religiosamente rígido. A Clínica Casa Blanca se mantém contemporânea e é considerada intelectualmente avançada por parceiros especialistas no assunto. Além disso, somos receptivos a novas ideias e informações.

 

Nosso processo terapêutico inicia-se com o primeiro contato do paciente ou familiar com um de nossos parceiros profissionais ou com nossa central de atendimento na Clínica Casa Blanca. Reunimos informações e avaliamos o histórico do paciente em relação à queixa, a fim de preparar o método mais adequado para abordagem, seja acolhimento voluntário ou involuntário, hospital-dia ou ambulatorial.

 

Para a elaboração do Plano Individual de Tratamento (PIT), o paciente passa por avaliação médica, psicológica e nutricional. Há um período de adaptação ao convívio, e em seguida, uma entrevista motivacional com o paciente para que, por fim, possamos elaborar o plano de tratamento mais adequado à realidade do paciente, levando em consideração suas potencialidades e limitações.